SUPERANDO A DISTÂNCIA ESPIRITUAL

Nossa era e cultura seculares exigem, por definição, que as coisas espirituais sejam mantidas à distância. Assuntos religiosos são excluídos do discurso público e não devem influenciar políticas públicas. Uma ordem tecnológica controla nosso mundo e aparentemente eliminou qualquer necessidade de Deus. Em contraste com as épocas passadas em que a crença nas coisas espirituais era natural e normal, vivemos em uma era secular em que essa crença é apresentada como antinatural e anormal. Ao viver nesta atmosfera, torna-se fácil para nossas vidas e corações serem moldados por ela sem perceber. Não é fácil andar com Deus num mundo que O excluiu. Em todas as épocas, existe uma tendência pecaminosa no coração de se afastar do Deus vivo. Como podemos superar essas influências da graça de Deus para nos aproximarmos constantemente dele?

O Salmo 73 descreve alguém que achou difícil viver à luz da presença de Deus em meio àqueles que O rejeitavam. Eles pareciam prosperar ao fazê-lo. Isso se tornou uma prova real para o salmista. No entanto, ele chega ao ponto em que, no contexto de adoração a Deus, ele pode entender algo do propósito divino. Por fim, ele pode dizer “é bom se aproximar de Deus”. É útil meditar sobre a plenitude do que isso significa e, no seguinte extrato atualizado, William Guthrie nos ajuda a fazer isso.

 

1. O QUE É SE APROXIMAR DE DEUS?

 

(a) Buscando uma paz mais profunda com Deus

Uma pessoa deve fazer as pazes com Deus através do Mediador, Jesus Cristo. Até que isso seja feito, pode-se dizer que eles estão longe de Deus. Há uma parede divisória entre Deus e eles. É o mesmo com o conselho dado por Elifaz a Jó para estar em paz com Deus (Jó 22:21). Seja amigo de Deus e tudo ficará bem com você. Você deve chegar a alguma medida de conformidade com a bendita vontade de Deus e abandonar a vida de afastamento Dele. Se você se aproximar de Deus, Ele se aproximará de você (Tiago 4:8). Essa aproximação é explicada nas palavras que seguem no mesmo versículo: “Limpai as mãos… e purificai os corações”. Deixe essa vida imunda de alienação de Deus, sendo mais conforme a Ele e à Sua vontade, como Ele revelou a ti em Sua Palavra.

 

(b) Buscando uma comunhão mais profunda com Deus

Aproximar-se de Deus é buscar mais comunhão com Deus, e buscar a intimidade e familiaridade com Ele. É ter mais de Sua companhia bendita conosco em nossa vida e caminhar (Salmo 89:15). Isso é o caminhar, durante o dia, tendo um bom entendimento entre Deus e nós; estar sempre perto dEle, mantendo a comunicação com ele.

 

(c) Buscando segurança mais profunda

Aproximar-se implica confirmar ou garantir nosso relacionamento com Deus. Pressupõe alguém que já tenha sido reconciliado com Deus. O autor deste Salmo continua dizendo: “Confiei no Senhor”. Ou seja, confiei minha alma a Deus e fiz as pazes com ele por meio de um Mediador. O que quer que aconteça, é bom; é sempre bom estar perto de Deus dessa maneira e ter certeza nEle.

 

(d) Buscando uma conformidade mais profunda com Deus

Implica estar cada vez mais em conformidade com a imagem de Deus. Sua proximidade com Ele é mais do que estar longe de Deus. “É bom”, diz ele, “aproximar-me de Deus no meu dever, quando muitos estão longe dEle”.

 

(e) Buscando uma dependência mais profunda de Deus

Implica deixar de lado todas as coisas do mundo para buscar comunhão com Deus. Significa ser mais separado para Sua companhia bendita e andar com Ele na dependência Dele, como o grande Portador de Carga, que deve ser tudo em todos para nós. Em uma palavra, aproximar-se de Deus é fazer as pazes com Ele, e garantir e confirmar essa paz com Ele. É buscar a conformidade com Ele e estar perto dele em toda a nossa maneira de viver.

 

2. POR QUE É BOM SE APROXIMAR DE DEUS?

É bom e vantajoso se aproximar de Deus. É bom aceitar o bem dessa maneira. É bom quanto às consequências benditas que isso traz.

 

(a) É um bem agradável

“Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz”. (Provérbios 3:17). Embora muitos de vocês pensem que o povo de Deus tem uma vida triste, isso não se deve à proximidade de Deus, mas porque eles se afastam do Seu caminho ou deixam de segui-Lo.

 

(b) É um bem honroso

Não é bom estar em paz e em bons termos com Deus? Também não é bom estar em conformidade com a Sua vontade (a regra suprema de toda justiça) e ter comunhão íntima com Ele? Acharíamos uma coisa muito honrosa estar a favor e em bons termos com um homem que governasse todas as nações (assumindo que ele seja um homem bom). Mas outra coisa é estar a favor e em bons termos com Aquele que governa todas as leis e todas as pessoas.

 

(c) É um bem eterno

Garante a alma de um homem e o bem-estar eterno. Isso o mantém em perfeita paz. Ele tem muitas experiências do semblante de Deus, o que é melhor para ele do que celeiros cheios de milho ou adegas cheias de vinho e óleo. Deus é tudo de bom. “O Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão” [Salmos 84:11] Quem são eles? Aqueles que estão perto de Deus. Portanto, é bom se aproximar dEle. Você ficaria feliz para sempre ao desfrutar daquilo que é extremamente bom? Bem, então, aproxime-se de Deus.

 

(d) É o bem maior

Todos buscam prontamente algo que consideram bom. Muitos dizem: “Quem nos mostrará o bem?” A maioria quer um bem visível ou aparente. Mas este é um bem mais seguro e permanente. Então vá e se familiarize. Procure ter comunhão com Ele, para ser confirmado e conformado com Ele.

3. VOCÊ TEM SE APROXIMADO DE DEUS?

 

(a) Você conhece alguma coisa da sua voz?

Se não, você ainda está longe dele. “Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem.” O que Deus fala neste Evangelho é tolice para muitos, mas aqueles que são Suas ovelhas conhecem Sua voz, e para eles, esse Evangelho é a sabedoria e o poder de Deus.

 

(b) Você conhece o rosto dEle?

Você sabe alguma coisa sobre a diferença entre os sorrisos e os olhares severos de Deus? Vocês sabem o que é ter seus corações e almas aquecidos com o calor e a luz de Seu semblante? Sua alma já chorou dentro de ti pelo Seu amor? Caso contrário, é um mau sinal; pois o povo de Deus conhece o Seu rosto; e sempre que ouvem Seu Nome, suas afeições saem em busca dEle.

 

(c) Que relações você tem no seu viver e caminhar comum com Deus?

Você o reconhece em todos os seus caminhos? Você não se aventura em nada sem o conselho de Deus? Você fica atento a Ele quanto a seus negócios comuns? Você conta o que fez com Ele? Se é assim, está tudo bem. Porém, se você se esquece Deus com exceção de um pouco de tempo para orar e perde qualquer pensamento que tiver sobre Ele o dia inteiro, é um mau sinal de que você ainda está longe de Deus.

 

4. SUPERANDO A DISTÂNCIA DE DEUS

(a) Remova qualquer coisa no caminho

Se você deseja que seu relacionamento com Deus fique claro para você, aproxime-se Dele e resolva fazer o que Lhe será agradável. Remova o que estiver entre Ele e você. Quando você vai à oração, ou quando reivindica qualquer promessa, não considere o pecado em seu coração. Afaste todos os ídolos do ciúme. Que nenhum deles esteja com você diante do Senhor. Se o fizer, Ele nunca considerará seus desejos em oração. Este é uma época em que muitos não se importam com isso.

 

(b) Veja onde você deve estar

Esforce-se para ser convencido de que você está longe de Deus, em sua vida e no seu caminhar, dessa comunhão com Ele que você pode alcançar, mesmo enquanto estiver aqui. Se você estivesse convencido disso, consideraria seu dever inquestionável o se aproximar de Deus em todos esses aspectos que mencionamos.

Mas onde está esse trabalho de amor, diligência no dever e prontidão para sofrer tudo por Cristo? Não estão todos estes, em grande medida, desaparecidos? Onde estão o desmaio, a fraqueza e o temor diante da cruz? Onde está esse apetite e desejo por Cristo e Sua justiça que o povo buscava tão vigorosamente antes? Onde está essa estima e indagação por sinais da graça na alma? Onde está o desejo de conhecer seu dever e sua submissão para ser reprovado que você já teve? Você não teme o ouvir seu dever sendo apresentado a você? E onde está essa felicidade que as pessoas tiveram ao ouvir a Palavra quando não eram tão hábeis em evitá-la, exceto o que agrada à sua fantasia? Eles não permitiriam que as convicções de consciência continuassem a noite toda sem lamentar diante do Senhor até que fossem removidas? Muitos podem manter uma consciência acusadora a noite toda e não se incomodar com isso? Onde está aquela ternura de consciência que faria as pessoas se absterem de toda aparência do mal? Isso os faria andar circunspectamente por temer a ofensa e por lamentá-la diante de Deus? Onde está esse verdadeiro zelo pelo interesse de Cristo que uma vez existiu? Ele não se foi e há algum sendo praticado corretamente quando eles veem que as coisas de Deus não estão indo bem? Você deve se aproximar de Deus em todas essas coisas.

 

(c) Buscar a proximidade de Deus

Era o tempo em que você não ficaria satisfeito se Deus não estivesse chamando seus corações para buscá-Lo. Mas isso não está quase acabando? Aproxime-se dEle e retorne à sua antiga prática.

Que alguém esteja tão próximo de Deus quanto pode imaginar, ainda é bom se aproximar dEle e procurar uma comunhão mais próxima e um contato mais íntimo com Ele. O salmista estava próximo, mas ele procura estar mais perto dEle para ter os braços cheios de Deus, por assim dizer. Isso ocorre porque a vida da verdadeira religião no mundo é um forte apetite e um coração faminto por Deus. Tenha este apetite, portanto, e busque mais dEle. Você não pode manter o que já alcançou, a menos que ainda esteja buscando mais. Você perde o que tem e dispersa o mais rápido que conseguiu, se ainda não está progredindo e aumentando. Assim, oramos para “que minhas pegadas não vacilem” (Salmo 17:5), ou seja, me segure rapidamente, caso contrário, de repente eu errarei. Você não chegará a muito se não se aproximar cada vez mais de Deus.

Onde a experiência é real, a alma procura ainda mais. Esforce-se para seguir em frente; caso contrário, você dificilmente manterá o que já possui. Abra bem a boca, e o Senhor as encherá em abundância. Existem tesouros de coisas boas dEle que você nunca viu. Há doces satisfações de amor, paz, alegria; vitória perfeita sobre o pecado; abnegação e morte para o mundo, vivendo apenas para Cristo, sendo preenchido com toda a plenitude de Deus. Tudo isso e muito mais deve ser obtido através da busca por eles.

 

CONCLUSÃO

Essas meditações devem nos encorajar a superar qualquer distância que se tenha desenvolvido entre Deus e nossas almas, aproximando-se Dele. John Owen escreveu muitas coisas profundas, mas uma observação muito simples que ele fez é que “a amizade é mais mantida e guardada pelas visitas”. “Cristo é nosso melhor amigo, e em breve será nosso único Amigo. Oro a Deus com todo o meu coração para que eu esteja cansado de tudo o mais, mas que eu converse me e comungue sempre com Ele. ”

Second Reformation Author: William Guthrie

View More Posts Related to William Guthrie »

Share This Post On