Nas últimas semanas, o arco-íris apareceu em todo o mundo. Foi iniciado na Itália e na Espanha como um sinal de esperança e solidariedade e se espalhou para outros países. As crianças foram incentivadas a pintar arco-íris e colocá-los em suas janelas. Eles podem seguir “A trilha do arco-íris” enquanto saem para passear. O objetivo é manter uma esperança brilhante nos tempos mais sombrios. É muito bem-vindo ver o arco-íris mais conectado com seu significado original do que transformado em símbolo político de um estilo de vida não-bíblico. Há muito mais no arco-íris, no entanto, do que um símbolo geral de esperança em tempos de tempestade. Deus fez isso com um propósito e deu a ele um significado particular. Tem muito a nos ensinar quando refletimos cuidadosamente sobre seu significado, conforme indicado nas Escrituras.
O arco-íris não é mencionado apenas em Gênesis 9 após o dilúvio, mas também nas visões simbólicas de Cristo em Ezequiel e Apocalipse. William Greenhill destaca o significado mais amplo do arco-íris, como aparece na visão dada a Ezequiel em Ezequiel 1:28. Há uma descrição desse brilho ou glória em torno daquele que estava sentado no trono (v. 26-27). Quando o comparamos com uma descrição semelhante em Apocalipse 4:3, parece claro que esta é uma visão do próprio Cristo. Ele mesmo é glorioso, vestido com o brilho da glória e tem um brilho ao redor dEle que lembrava o arco na nuvem, ou como chamamos, arco-íris. A seguir, um extrato atualizado. Talvez haja muito com o que possamos nos encorajar aqui ao aplicá-lo às nossas circunstâncias atuais.
1. O ARCO-ÍRIS FALA DA FIDELIDADE DE DEUS
A primeira menção do arco-íris está no nono capítulo de Gênesis (Gênesis 9:13). Aqui Deus coloca uma dupla honra sobre ele: (a) Ele diz que é dele, “meu arco”; e (b) Ele faz disso um símbolo da aliança entre Ele e a Terra.
O arco-íris deve nos lembrar do grande dilúvio que afogou o mundo e garantir que Deus nunca mais fará isso (Gênesis 9:14-15). Quando vemos o arco nos céus, devemos: (a) ser levados a considerar a justiça divina contra as iniquidades do mundo, que Ele puniu com mais severidade, a fim de destruir todas as pessoas. (b) lembrar a rica misericórdia de Deus para com nossos antepassados e a nós mesmos. Ele se uniu a nós por um pacto. Este arco é o sinal dessa promessa de que Ele nunca mais destruirá o mundo dessa maneira.
2. O ARCO-ÍRIS FALA DA GLÓRIA DE DEUS
O brilho que Ezequiel viu parece cercar todo o trono e a pessoa de Cristo. Lemos em Apocalipse 4:3, onde Cristo está no trono, que há um arco-íris ao seu redor. Isso sugere que o arco-íris mencionado aqui também era redondo ao redor do trono.
A glória de Deus é sempre muito evidente na criação, mas quando o arco-íris está na nuvem, algo é adicionado que não deve ser negligenciado. Deus adicionou algo glorioso com várias cores gloriosas. É bonito e atrai os olhos naquele momento mais do que toda a outra glória dos céus.
(a) glória de Deus na criação
A glória de Deus brilha nos céus. O arco-íris, como você sabe, tem a sua origem e existência a partir dos raios do sol. Embora seja glorioso, é uma glória emprestada. Assim, ensina-nos que a glória em todas as coisas criadas é de outro, de Cristo. Por Ele, reis reinam. Ele dá dons aos filhos dos homens. Ele ilumina todo homem que vem ao mundo (ver Provérbios 8:15; Salmo 107:8; João 1:9).
(b) a glória de Deus na providência
Fala também da glória e beleza da Divina Providência em suas várias relações com os iníquos e os piedosos (como no dilúvio). Ele pune um e recompensa o outro. Quando isso é feito, há tanta glória nele que anjos e homens são profundamente afetados por isso.
3. O ARCO-ÍRIS FALA DE MISERICÓRDIA
É um sinal de misericórdia e favor. É um arco sem flechas que é apontado para os céus e não para baixo. Assim, é um sinal de misericórdia. Quando alguém atira flechas, a pessoa aponta para o alvo (mas aqui não é direcionado para a terra, mas para cima).
As Escrituras mostram como é um sinal de graça e misericórdia. Em Isaías 54:8-10, a aliança feita com Noé é aplicada à aliança de graça feita em Cristo. No Apocalipse, o arco-íris também é um sinal de graça. Cristo senta-se no trono com um arco-íris em volta (Apocalipse 4:3). Isso mostra que o trono de Cristo está cercado de misericórdia.
Em Apocalipse 10:1, Cristo é apresentado em uma visão, coroada com o arco-íris. Lá, ele é apresentado como um mensageiro da graça e da paz. Ele é o príncipe da paz (Isaías 9:6) e sua coroa é o arco-íris, um emblema da paz (Gênesis 9:13-14). O arco-íris tem uma variedade de cores e é glorioso. Assim, pode representar apropriadamente as misericórdias de Cristo que são variadas e gloriosas.
Este símbolo, portanto, significa graça e misericórdia oferecida àqueles que são piedosos ou que se arrependem de sua iniquidade. A glória de Sua justiça formada em um arco é um sinal de misericórdia.
4. O ARCO-ÍRIS FALA DE GRAÇA EM CRISTO
Misericórdia e graça chegam até nós através da natureza humana de Cristo. Na visão de Ezequiel, o brilho e os raios que fazem o arco, saem dEle e O cercam (v. 26-27). Quando a Palavra foi feita carne, glória e graça emanaram (João 1:10 e 14). Esse foi o arco-íris mais glorioso que já foi ou será no mundo. Ele não era apenas um sinal de paz, mas é Ele mesmo a nossa paz (Efésios 2:14), porque pelo Seu sangue somos trazidos para perto.
5. O ARCO-ÍRIS FALA DE MISERICÓRDIA EM MEIO AO JULGAMENTO
O Senhor Jesus Cristo em ira se lembra da misericórdia, Ele mistura misericórdia com julgamento. Ele se senta como juiz no trono, pronunciando Sua sentença contra um reino pecaminoso, executando a vingança escrita contra os pecadores. No entanto, aqui Ele está cercado pelo arco-íris. Isso era para mostrar ao povo da época de Ezequiel que Ele não destruiria completamente os judeus, um remanescente seria poupado. Quando o grande dilúvio estava afogando o mundo, Noé e sua família foram salvos; houve misericórdia em meio ao julgamento. Aqui está um juiz com um arco-íris sobre a cabeça, para garantir aos piedosos que eles não pereceriam nesse dilúvio de ira sendo derramado sobre os judeus naquele momento.
Quando Cristo julga com o arco-íris em volta dele, os piedosos podem saber que eles não perecerão pela ira de Deus. Se a glória de Sua majestade, a majestade de Seu trono, o terror de Sua justiça e a grandeza de Seu poder sempre nos desencorajam, devemos olhar para o arco-íris à Sua volta e lembrar que Seu trono está rodeado de misericórdia.
Dizia-se dos judeus no passado que, quando viram o arco-íris, eles saíram para confessar seus pecados, mas não olhavam para o próprio arco-íris. A confissão de pecados, ou mesmo qualquer outro dever, não fará nenhum bem a menos que olhemos para o arco-íris, a misericórdia de Cristo. Justiça e misericórdia cercam o trono de Cristo. Havia brilho e o arco-íris em volta. Vá ao trono de Cristo, não há nada além de justiça para o pecador, a menos que eles se arrependam e creiam, se assim são, então não há nada além de misericórdia para eles.
Havia uma tempestade naquele momento, e nela havia também um arco-íris para o profeta e para o piedoso olharem. É “o arco na nuvem num dia da chuva”. Deus chove armadilhas, fogo e enxofre e uma tempestade horrível sobre os ímpios, mas mesmo assim o arco-íris está nas nuvens e os justos devem buscá-lo e olhá-lo. Eles devem se lembrar da aliança e de sua misericórdia. Não é o tempo atual chuvoso e tempestuoso, este grande príncipe não está irado com os reis e reinos da terra? Ele não franze a testa, repreende e fere em muitos lugares? Vamos olhar agora o arco-íris e saber que, se um dilúvio de ira vier ao mundo, os Noé de Deus estarão a salvo na arca. Os justos serão guardados, Cristo manifestará misericórdia para com eles.
João diz que foi quando ele estava no Espírito que ele viu o trono e o arco-íris (Apocalipse 4:2). Estejamos no Espírito e olhemos com os olhos da fé, veremos o trono e Aquele que se assenta sobre ele com o arco-íris ao seu redor. Embora os reinos sejam inundados por inundações de erros, superstições e impiedade, mesmo estando afogados em problemas e sangue, ainda poderemos ver Deus e Cristo com amor e misericórdia para conosco.
CONCLUSÃO
Quando consideramos o significado original desse símbolo nas Escrituras, ele brilha com esperança ainda maior, mais duradoura e mais certa do que a maioria das pessoas aprecia. O arco-íris nos lembra a fidelidade e a misericórdia de Deus, e revela muito a Sua graça em Cristo. Embora os céus possam estar escuros de muitas maneiras nos problemas atuais, existe uma expectativa brilhante de que a misericórdia e a fidelidade de Deus sejam cumpridas em relação ao Seu povo. Ele está trabalhando para a Sua glória e o bem do Seu povo. Ele os refina em sua fé durante os tempos de aflição. Também existem muitas maneiras pelas quais aqueles que não creem estão, sem dúvidas, entrando em contato com a Palavra e o Evangelho de Deus. Eles têm essa misericórdia de Deus em Cristo e uma eterna esperança revelada a eles. Deus reina e podemos ver pela fé um arco-íris de misericórdia em torno de Seu trono.