POR QUE AS NAÇÕES PRECISAM SER ABALADAS?

A crise atual está afetando todas as nações do mundo. A extensão e a duração disso são incertas, mas terão impacto na vida de quase todos. Tudo parece estar sendo abalado: empresas e economias, sistemas políticos, provisão de saúde, entretenimento, normas sociais e igrejas. É um momento preocupante no qual os fundamentos estão expostos. Um momento de agitação deve nos levar a considerar as coisas que não podem ser abaladas. Existe um propósito em abalar todas as coisas, para que as coisas que não podem ser abaladas permaneçam (Hebreus 12:17-28). Acima de tudo, isso nos leva a Cristo.

Essa passagem no capítulo 12 de Hebreus se refere a Ageu 2:6-7, que fala de como as nações seriam abaladas para abrir caminho para a vinda de Cristo ao Seu templo. Ele é chamado ali “o precioso de todas as nações”. Ele é a luz, a vida e o desejo de todo aquele que depositará sua confiança nEle entre as nações. Houve grandes abalos e mudanças na maneira como a Igreja do Antigo Testamento e suas cerimônias foram removidas. É o próprio Cristo que diz: “Encherei esta casa de glória, como está claro em (Hebreus 12: 24-26).

O mundo foi abalado pelo poder transformador do evangelho “alvoroçando o mundo” (Atos 17: 6). Tais coisas acontecerão de tempos em tempos, de nação em nação para estabelecer a glória e o reino de Cristo. Cristo vem em poder de muitas maneiras, não necessariamente em pessoa. Ele vem em avivamentos, reforma e julgamento. Ele vem no poder na pregação do Evangelho. Não temos um entendimento especial do que está acontecendo e os motivos, mas sabemos que os propósitos de Deus estão prosperando nas mãos de Cristo (Isaías 53:10). Seu objetivo final é a Sua própria glória e o estabelecimento de Seu reino. Não pretendemos adivinhar como e quando isso acontecerá, mas sabemos que esse é o objetivo final de Cristo, seja o que for que possamos testemunhar num futuro imediato.

George Hutcheson explica mais do que podemos aprender de Ageu 2:7 no seguinte extrato atualizado. Ao considerarmos, podemos ser encorajados a orar com expectativa pelo reino de Cristo e para que Sua vontade deva ser feita assim na Terra como no Céu. Certamente, podemos orar para que, mesmo durante essa crise, muitos entrem em contato com a Palavra e o Evangelho de Cristo para o bem eterno.

 

1. AS NAÇÕES SÃO ABALADAS PARA ESTABELECER A GLÓRIA DE CRISTO

Cristo, manifestado na carne, é em Si o único desejável e amável. Se Ele fosse conhecido, seria visto como desejável e a única escolha de todas. Todos os seus, em todas as nações serão obrigados a deseja-Lo e fugir para Ele até o tempo em que a plenitude dos gentios chegue (Romanos 11:25). Ele é descrito aqui como o desejo de todas as nações, bem como do Senhor a quem os judeus buscavam (Malaquias 3:1). Isso está em relação à Sua excelência e Seus propósitos a respeito deles. Também se refere ao que seria o resultado de Sua manifestação de acordo com a profecia em Gênesis 49:10.

 

2.AS NAÇÕES SÃO ABALADAS PARA ESTABELECER A ADORAÇÃO DE CRISTO

O modo de adoração de Deus e da Igreja, estabelecido por Cristo na Sua vinda na carne, é inalterável em sua própria natureza. Deve permanecer sem novas formas ou novos modos até que Deus, de uma vez por todas, sacuda e dissolva o céu e a terra. Pode haver muitas comoções até o fim do mundo. Isto é para obter uma base onde não havia nenhuma e restaurar onde foi ela foi retirada. A lei cerimonial foi removida para dar lugar ao modo de adoração do Evangelho, mas isso foi “uma vez” (v. 6) sem alterações depois disso.

Cristo manifestado na carne e Sua presença e em Seu Evangelho compensam a falta de glória visível exterior entre um povo e a falta de grandeza externa na adoração. É prometido que “o precioso de todas as nações virá” e “encherá esta casa de glória”.

 

3. AS NAÇÕES SÃO ABALADAS PARA ESTABELECER O REINO DE CRISTO

O Senhor sacudirá e derrubará todas as coisas, mas a Sua Palavra não falhará e Seu povo terá a ajuda prometida. Como todas as nações têm seu próprio tempo de agitação e comoção, todas essas situações não declaram ruína. Às vezes, é o precursor da vinda de Cristo em uma reforma do Evangelho, especialmente quando Cristo se torna precioso e desejável para o povo. Ele declara que Seu poder seria empregado para cumprir Suas promessas. Ele “abalaria todas as nações” e depois “o precioso de todas as nações virá”.

 

4. AS NAÇÕES SÃO ABALADAS PARA REMOVER A OPOSIÇÃO A CRISTO

Há muita oposição no caminho do reino e do evangelho de Cristo no mundo. Existe muita oposição nos corações teimosos das pessoas. Cristo pode e removerá isso onde Ele tiver um propósito especial para o bem. Portanto, deve haver estranhos abalos de nações e indivíduos antes que Cristo e o Evangelho possam ter seu devido lugar ou uso. Ele, portanto, abala o céu, a terra e todas as nações antes que essa grande misericórdia possa ser posta em prática ou preparada para isso. Isso é para que o precioso de todas as nações venha.

Second Reformation Author: George Hutcheson

View More Posts Related to George Hutcheson »

Share This Post On