A Vestimenta Espiritual do Cristão

Vivemos em uma cultura do “olhe para mim” onde a imagem é tudo. Muitos são encorajados a ficarem obcecados com a forma como eles se parecem para os outros. Pensar menos acerca de nós mesmos dessa maneira não é humildade, mas um outro sintoma de auto-obsessão. Nossa cultura geralmente celebra o orgulho como se fosse uma virtude. Há muitas maneiras em que precisamos resistir a essas pressões, mas precisamos começar por dentro. A Bíblia nos diz que todos os cristãos precisam se preocupar com a forma como vestimos nossas mentes, nossas palavras e o nosso comportamento. Há algo que deve ser usado por todo cristão nesse sentido. Essa vestimenta é a humildade.

Isso é especialmente enfatizado em 1 Pedro 5: 5: “e todos sede sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade”. É surpreendente que quando Pedro aponta as responsabilidades dos cristãos, ele fala de se submeter e servir uns aos outros. Ele mostra como as congregações devem demonstrar humildade em relação à autoridade que Cristo estabeleceu na Igreja. Ele até escolhe os membros mais jovens do rebanho que podem ser mais tentados a mostrar desrespeito.

Todos os cristãos devem pensar menos em si mesmos. Eles devem se adornar com essa humildade. A palavra “revestir” no grego, literalmente, refere-se a um item de vestuário que era específico para escravos e isso enfatiza o aspecto do serviço mútuo. Deus se opõe ao orgulho, mas tem uma consideração especial por aqueles que ocupam um lugar mais baixo. A humildade é tão importante e é uma lição tão difícil de aprender que Pedro continua insistindo nesse ponto no próximo versículo (1Pedro 5:6). Neste extrato atualizado, Alexander Nisbet mostra o que significa nos vestirmos com humildade.

1. A humildade deve ser vestida em todas as nossas interações com outros cristãos

Cada um dos membros do povo do Senhor deve mútua sujeição uns aos outros. Isso envolve dar e aceitar a reprovação amorosa por faltas (Levítico 19:17; Salmos 141: 5). Também inclui instruir e admoestar um ao outro em relação ao nosso dever (Colossenses 3:16). Eles devem se humilhar para realizar todos os deveres de amor que devem um ao outro (Gálatas 5:13). Tudo isso está incluído no requisito dado aos membros da igreja em relação aos seus companheiros: “e todos sede sujeitos uns aos outros””.

Os perdidos podem gloriar-se grandemente em seu orgulho e violência como algo que os adorna (Salmo 73:6,18-19). A graça da humildade dá ao cristão uma baixa estima de si mesma como resultado do senso de sua própria pecaminosidade (1 Coríntios 15:9) e da imerecida bondade de Deus (2 Samuel 7:18,20). Como resultado, o cristão está inclinado a honrar os outros antes de si (Romanos 12:10). Eles não buscam mais estima dos outros do que Deus permite que eles tenham (1 Coríntios 3:5 e 4:6). O cristão também aceita todos os castigos de Deus como menos do que eles merecem (Esdras 9:13). A humildade é a coisa que mais adorna o cristão. Eles devem amarrá-la em torno deles e ter prazer em usá-la (como a palavra aqui significa literalmente). Eles devem se vergonhar de aparecer diante dos outros sem ela assim como eles se envergonhariam de aparecer sem as suas roupas.

2. A humildade deve ser vestida em tudo que um cristão faz

Nenhum dever que o povo do Senhor deva a alguém pode ser devidamente dispensado sem receber esse espírito humilde da parte de Deus. A exortação de ser revestir de humildade deve ser claramente entendida como um meio de realizar as coisas anteriormente exigidas como deveres para os cristãos.

3. A humildade deve ser usada para agradar a Deus

O Senhor pode permitir que os orgulhosos pecadores prosperem em seus pecados por um tempo (Salmo 73:4-5), mas Ele ainda declara guerra a eles. Ele está contra eles em ordem de batalha (como a palavra traduzida “resistir” significa literalmente). Ele aproveitará a oportunidade mais adequada para derrubar todos os que vivem no pecado do orgulho. Este pecado é mais óbvio em negligenciar a busca da reconciliação com Deus através de Cristo (Salmos 10:4). É também óbvio quando as coisas que são claramente solicitadas e exigidas pela Palavra são deixadas por fazer (Neemias 9:16-17,29). Ingratidão para com Deus por Suas misericórdias é outro tipo notável de orgulho rebelde contra Deus. (2 Crônicas 32: 25-26).

Quando consideramos o modo como Deus se opõe ao orgulho, a busca pela humildade de se tornar algo amável para nós. Deve tornar o orgulho odioso para o povo do Senhor, uma vez que não querem que Deus seja seu inimigo. Por essa razão, Ele requer humildade, porque Deus resiste aos orgulhosos. Todo humilde pecador pode esperar evidência do favor de Deus e o aumento das graças por Seu Espírito. Isso deve recomendar a graça da humildade a eles e fazê-los se esforçar para exercê-la. O fato de Deus dar graça aos humildes é um incentivo para nos adornarmos com ela.

Second Reformation Author: Alexander Nisbet

View More Posts Related to Alexander Nisbet »

Share This Post On