Até Onde A Reforma Deve Ir?

A reforma não é meramente um evento no passado; é um imperativo presente.

A Palavra de Deus constantemente nos desafia a uma harmonia cada vez mais próxima com o seu ensino. A reforma diz respeito a cada um de nós. Significa levar a autoridade da Bíblia a sério em tudo. Precisamos buscar obediência ainda mais próxima. Não apenas em nossas vidas pessoais, mas também na vida da Igreja. Precisamos refletir sobre onde estamos em relação à reforma e o que ainda resta a ser alcançado como indivíduos, igrejas e comunidades. Como nossas vidas, famílias e congregações correspondem às exigências de Deus em Sua Palavra?

Uma maneira de refletir sobre tais prioridades é considerar exemplos de Reformas nas Escrituras. Há relatos de obras reformadoras sob reis como Josias, Ezequias e Josafá. Donald Cargill nos dá uma exposição útil da Reforma descrita em 2 Crônicas 19. Como ela foi?

1. Reformando o Povo

O que ele faz para o corpo geral das pessoas? O verso 4 mostra que “e tornou a passar pelo povo … e fez com que tornassem ao Senhor Deus de seus pais”. Eles eram como servos fugitivos. Então ele os traz de volta ao Senhor. Veja o dever ou cargo de um governante: trazer de volta o povo de Deus para Deus.

O que os governantes fizeram em nossa nação? Eles procuraram seduzir as pessoas para longe de sua obediência a Deus. Numa palavra, privar Deus de Sua autoridade e introduzir e exaltar a autoridade do homem. Não é isso que todos eles têm buscado? Se os mandamentos dos homens são grandes para você, os mandamentos de Deus serão pequenos. Todos eles se empregaram nisso, mas nunca falam uma palavra dos mandamentos de Deus ou de Sua autoridade.

No entanto, esta é a obra em que Josafá está empregado. Ele passa por Jacó e traz as pessoas de volta a Deus. Eles tinham sido como servos fugitivos, na verdade mais como a concubina do levita que havia deixado o marido e se prostituíra. Eles estavam fora, mas agora este santo rei emprega todo o seu poder para trazê-los de volta a Deus. Ele pensa que eles serão bons súditos se forem bons santos. Mas o que é obediência a ele em comparação com a obediência a Deus? No entanto, o contrário é dito e feito pelo povo desta geração. Está claro na Palavra de Deus e nas Escrituras que um governante tem essa responsabilidade. Aquele que não tem consideração por isso não deve ser mais considerado um governante, mas um tirano e um inimigo de Deus.

2. Reformando o Estado

Um segundo aspecto da reforma está no estado. O que ele faz aqui? Ele estabelece juízes em todas as cidades de Judá, etc. Agora, sem dúvida, como ele era um homem santo, então ele estabeleceu santos e bons juízes em todas as cidades. Todo governante escolhe os juízes que são como ele. Os oficiais e juízes de um país lhe dirão a natureza dos governantes. Um santo governante quer juízes santos que deem justiça a todos.

Ele dá juízes santos e lhes dá uma exortação particular quando os coloca em seu ofício (versículo 6). É notável. Qualquer um teria pensado que ele teria dito “garantir que minhas prerrogativas e privilégios não sejam prejudicados. Não deixe que os impostos sejam reduzidos. Veja que os direitos da coroa não são diminuídos de forma alguma ”. São coisas semelhantes a isso que os governantes geralmente recomendam a princípio. Mas o que ele diz? Ele disse aos juízes que deveriam prestar atenção porque eles não estavam julgando pelo homem, mas por Deus, o Senhor. Deus está com você em julgamento. Lembre-se, eu faço julgamento para você, mas o julgamento não é meu, é do Senhor. Lembre-se que o que você faz é para Deus. Faça como se o próprio Deus fizesse isso. Faça como se Ele estivesse sentado lá.

Agora, onde há juízes que operam dessa maneira? Onde há um governante que deseja que eles façam o seu trabalho dessa maneira? Os governantes costumam dizer: “julgue por mim, você tem seu cargo de homens e, portanto, julgue por mim”. Mas Josafá diz: “Eu te dou autoridade para julgar, mas lembre-se de que você deve responder a Deus pelo seu julgamento, pois Deus está com você em julgamento. Isto é, Ele está presente com você para ajudá-lo se você fizer o certo e ficará insatisfeito contigo se você julgar errado. Ele está presente para protegê-lo se você fizer o certo. Mas Ele será uma testemunha contra você e te castigará, se você errar. Ele os exorta a deixar o temor de Deus sobre eles e prevalecer com eles.

Deus não aprovará nenhum conselho injusto. Deus revê todos os seus julgamentos e analisa como eles julgaram e Ele os julga. Não há parcialidade com Deus e nem deve haver com os juízes. Ninguém governa sem estar sujeito a falhas na decisão. Se todas as falhas dos governantes fossem escrutinadas com precisão, não haveria ninguém que pudesse governar até o fim de um dia sem que algumas falhas fossem encontradas neles. Mas uma coisa é fracassar na fraqueza e outra coisa é estar em constante curso de iniquidade e inimizade contra Deus. O primeiro pode ser poupado, mas não o segundo.

3. Reformando a Igreja

“E também estabeleceu Jeosafá a alguns dos levitas e dos sacerdotes e dos chefes dos pais de Israel sobre o juízo do Senhor, e sobre as causas judiciais” (2 Crônicas 19:8). Ele os encarregou de fazer isso fielmente no temor do Senhor (2 Crônicas 19:9). Esta foi a grande côrte na terra onde eles julgaram juntos nos assuntos do Senhor (isto é, questões religiosas). Envolvia sacerdote, levitas e anciãos. Os assuntos do Senhor pertenciam a eles, e os assuntos do rei pertenciam aos outros. Mas tudo deveria ser julgado de acordo com a Palavra de Deus. Os levitas julgam nas questões do Senhor e nas controvérsias. Houve uma grande corte em Jerusalém e todas as questões difíceis chegaram a ser decididas. Havia tribunais em toda a terra com juízes de centenas e milhares. Mas todos os assuntos difíceis foram trazidos para Jerusalém. Ele nomeia juízes para receber esses assuntos difíceis que eles não podiam julgar entre si, e eles julgaram esses assuntos.

4. Um Desafio

Ele desafia o rei por ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor. Alguém pensaria que um profeta deveria falar com um rei assim? Precisamos ser fiéis em repreender tanto a reis com os outros. Reter isso é arruinar os governantes. O silêncio quanto a isso não é uma virtude, mas um vício. É infidelidade a Deus e ao homem. O profeta não teve medo de fazer com que Josafá ficasse triste pelo pecado.

Ajudando os ímpios e amando aqueles que odeiam o Senhor: como isso se aplica ao nosso tempo? Quem ajuda o ímpio está em falta. Se alguém ajudar os ímpios, eles serão reprovados, estarão do lado errado. O que os ímpios farão quando você os ajudar? Eles usarão essa ajuda para estabelecer a maldade. Há dois lados: o Senhor e o piedoso e do outro lado o ímpio. Você vai ajudar o ímpio?

Josafá aceita a repreensão porque prossegue no trabalho de reforma. É um princípio geral que onde quer que haja uma associação com homens maus, a reforma é esquecida até que a associação seja quebrada. Josafá esqueceu a obra da reforma até que a associação com Acabe foi quebrada, mas então ele prossegue para a reforma. A associação pecaminosa nos faz esquecer o trabalho de reforma e fechar a porta para que ninguém siga adiante em uma reforma nacional. Até que esta associação seja abandonada, nem os ministros nem as pessoas jamais irão avançar na reforma novamente.

Conclusão

Esta breve visão geral da reforma sob Josafá é certamente esclarecedora e também esquadrinhadora. Por exemplo, a reforma na igreja significava assegurar que a Palavra de Deus estava sendo aplicada de maneira organizada. Aqueles que tinham responsabilidade em relação às coisas de Deus deveriam ser completamente instruídos na Palavra. As pessoas deveriam ser responsabilizadas em relação aos requisitos de Deus. Isso foi implementado de forma unida. Com efeito, essa reforma inclui toda a nação: igreja e estado e tudo dentro da nação. Uma reforma completa é extensa, vai muito longe na implementação da autoridade da Palavra de Deus. Não podemos nos preocupar apenas em voltar aos valores bíblicos da nação, também precisamos nos preocupar com a reforma pessoal e da igreja.

Second Reformation Author: Covenanters

View More Posts Related to Covenanters »

Share This Post On