Devemos Ter Medo?

Os motivos para os medos estão ao nosso redor, especialmente durante um período de agitação. Medo do futuro, dos acontecimentos e do desconhecido. A política do medo, à esquerda e à direita, é frequentemente ouvida, em relação à sociedade ou à economia. As ameaças parecem reais e somos levados a acreditar que o mundo será mais perigoso, a menos que ouçamos a retórica dos influenciadores. Como devemos responder ao clima de medo?

Em algumas coisas, o medo pode ser uma resposta natural. Não haveria tantos “não temais” nas Escrituras se não fosse esse o caso. Não estamos imunes ao medo, mas não temos nenhuma razão para sermos vencidos, pois a paz de Deus é capaz de proteger nossos corações. Fé em Deus, em vez de na sabedoria, na força ou noutros recursos de nós mesmos ou dos outros, é o que é capaz de estabelecer e firmar nossos corações. Pode haver medos profundos em relação à nossa vida pessoal e familiar, entre outras coisas, mas a fé e a esperança podem nos sustentar. Como David Dickson coloca: “o verdadeiro remédio contra o medo atormentador é a fé em Deus”. Ele também diz que: “quando o medo mais agride, então é quando a fé em Deus manifesta mais claramente sua força” (Salmos 56:3-4).

Os seguintes breves conselhos são de alguém que sofreu consideravelmente, James Renwick. Ele estava falando com aqueles que também estavam sofrendo. Eles estavam com medo por suas vidas e liberdade.

1. Não tema os mortais

“Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer” (Lucas 12: 4).

2. Não tema a reprovação

Isto é o de que muitas vezes temos medo. Não temais o opróbrio das línguas (Salmos 31:20).

3. Não tema a falta de provisão

Estamos prontos para temer a falta de provisões para nossa vida natural. Mas não tenhais medo quanto a isso, pois “àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará” (Salmos 34:10). O Senhor não alimentou Seu povo no deserto com maná do céu e água da rocha? (Deuteronômio 8:15-16).

4. Não tema a falta de comida espiritual

Às vezes o povo do Senhor teme a falta do alimento espiritual para suas almas, a falta das ordenanças. Mas eles não devem temer a falta disso, pois antes que isso lhes falte o Senhor o dará e o proverá, de maneira extraordinária (Isaías 41:17-18). Mesmo que o Senhor queira remover de você o evangelho pregado, não desanime. O Senhor pode tornar uma porção das Escrituras mais doce e refrescante para sua alma do que ela é agora, trazendo-a à sua mente ou num sermão que você ouve.

5. Não tenha medo da agitação

O povo do Senhor não deve temer as mudanças e revoltas que ocorrem no mundo e onde eles estão. Eles não devem temer isso, mesmo “que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares” (Salmo 46:2). Em Ageu 2:7 há uma profecia sobre Cristo, o desejado de todas as nações, vindo em carne e osso. Diz que antes dEle vir Ele abalará todas as nações, ou seja, haverá grandes mudanças. Então, quando Cristo voltar para a Escócia, haverá grandes mudanças e revoluções em Sua vinda. Ele transtornará a muitos, na verdade o próprio fundamento da terra será abalado. Devemos orar e ansiar por isso, ao invés de ter medo disso.

6. Não tema a morte

A morte é outra coisa que o povo de Cristo não deveria temer (mas ainda teme). Não tenham medo da morte porque a morte não tem aguilhão para a alma do crente em Cristo. Não tenham medo da morte porque ela acabará com todo nosso trabalho e peregrinações e todas as nossas misérias e lutas. Alguém disse: “A vida é um caminho para a morte e a morte é um caminho para a vida”.

7. Não tema o inferno

Cristo morreu por você para libertá-lo da ira vindoura. Você não deve, portanto, temer qualquer coisa má. “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).

Second Reformation Author: James Renwick

View More Posts Related to James Renwick »

Share This Post On