27 Coisas Que Ajudam No Progresso Espiritual

Sem dúvida, nenhum de nós está onde talvez devesse estar espiritualmente. Essa foi certamente a confissão de Paulo (Filipenses 3:12-13). Precisamos crescer na graça (2 Pedro 3:18) e não apenas tê-la. Mas como passamos de meramente desejar progredir para realmente nos movermos? O que pode nos ajudar ao longo do caminho? Às vezes nem sempre são as coisas que esperamos. Quando as experiências nos tornam mais humildes, podemos avançar mais perspicazes e menos autoconfiantes. Amadurecermos com paciência, à medida que crescemos lentamente, também é um progresso constante.

James Fraser, de Brea (1639-1698), ficou preso na Bass Rock por fazer pregações “ilegais”. Esta rocha muito alta no mar ao largo da costa escocesa foi comprada pelo governo expressamente para prender ministros presbiterianos. Juntamente com muitos outros ele sofreu muito naquelas condições de medo. Ele também foi preso em um período posterior no Castelo Blackness, mas sobreviveu aos tempos de perseguição. Durante muitas experiências variadas, o Senhor o ensinou grandemente.

Fraser registra as coisas que, através da bênção do Senhor, fizeram-lhe bem, espiritualmente. Ele diz: “Eu não posso negar, mas o Senhor me mostrou bondade e me fez bem, e que uma pequena se tornou uma grande nação”. Embora “eu seja pobre e necessitado”, ainda assim o Senhor se lembra de mim (Salmos 40:17). Apesar do fato de que “eu vim a este Jordão com o meu cajado”, agora, com a bênção do Senhor, “me tornei em dois bandos” (Gênesis 32:10). Pensei que seria apropriado declarar as coisas que, em minha experiência, por meio da bênção do Senhor, descobri serem muito úteis para me ajudar nos caminhos da santidade, da paz e da comunhão com Deus. E eu encontrei essas vinte e sete coisas especialmente abençoadas por me fazerem bem.

1. A Companhia dos Crentes

Quando eles ficam satisfeitos em comunicar sua condição, os crentes me encorajam e aliviam minhas mágoas. Por sua vida piedosa, fui motivado às boas obras. Eu fui mantido em vida, recuperado do declínio, iluminado e edificado por eles (Eclesiastes 4:4, 9-10, 1 Coríntios 12:7; Hebreus 10:24-25). O ferro afia o ferro (Provérbios 27:17).

2. Observando a Providência

Eu encontrei grande proveito observando as providências do Senhor e buscando o propósito de Deus em eventos bons ou ruins. Isso me fez ver muito amor nas coisas, libertou meu entendimento da confusão e me fez conhecer meu dever (Miquéias 7:9; Oséias 14:9; Salmos 107:43; Jeremias 8:7; Gênesis 25:22; Êxodo 3:3-4).

3. Meditando em Deus

Descobri que meditar nos atributos de Deus me fez muito bem: especialmente Seu amor, poder, soberania e santidade (Jó 22:21; João 17:3). Por este meio tenho sido conformado à Sua imagem, e meu amor, temor e fé foram produzidos e aumentados (Salmos 9:10; Efésios 3:18-19).

4. Meditando no Evangelho

Eu encontrei grande bem por longo e sério estudo sobre a aliança da graça. Eu ponderei sobre sua natureza, liberdade, plenitude e imutabilidade e como a fé assegura suas bênçãos. Meditar no evangelho, em suas promessas, ofertas e convites me fortaleceu e me santificou. Isso me deu mais conhecimento de Cristo e de Seus caminhos do que qualquer outra coisa em que me exercitei. Eu encontrei de fato as “ministrações da vida” (Gálatas 3:2; Hebreus 11; Romanos 1:16-17).

5. Solidão

Por vezes o Senhor me confinou em casa, não me chamando para outro lugar. Normalmente, esse era um tempo de comunhão e eu nunca estive melhor do que quando estava sozinho. A solidão me fez bem (Provérbios 18:1; Números 6:2-3; Oséias 2:14). Deus me visitou muitas vezes em um deserto solitário.

6. Aflições Externas

Eu tenho encontrado aflições externas e medidas difíceis do mundo me fazendo bem, humilhando a minha alma, me mortificando para o mundo. Elas tornaram Cristo e Suas consolações doces, com o que eu não me importava muito antes. Achei bom levar o jugo na minha juventude. Eu aprendi a dependência de Deus e tive muita experiência do Seu amor me apoiando sob aflições, santificando-me e livrando-me delas (Lamentações 3:27; Salmos 94:12; Hebreus 12:11; Salmos 119:67,71; Provérbios 29:15; Oséias 5:15).

7. Esperando em Deus

Eu encontrei quietude em espírito, moderação e calma em falar, e as advertências fazendo-me bem; e enquanto eu tenho esperado em Deus em silêncio, Seu Espírito tem soprado (Isaías 7:4 e 9:15; Êxodo 14:13; 2 Crônicas 20:17; Filipenses 4:7; Lamentações 3:26; 1 Pedro 5:7).

8. Devoções Particulares

Eu achei muito boa a prática diligente de deveres particulares, como oração, meditação, leitura, autoexame e coisas deste tipo. Dessa forma, fui fortalecido, estimulado e atraído para perto de Deus; elas têm sido como comida e bebida (Mateus 6:6; Lucas 22:46; Salmos 1:2-3; Jó 8:5; Provérbios 18:1).

9. Jejum

Eu encontrei deveres extraordinários (o jejum, por exemplo) e o fazer o melhor uso de outras oportunidades, além do sacrifício da manhã e da noite [devoções], me faz muito bem. Muito da mente do Senhor foi revelada por eles (Daniel 10:12) e fortes desejos receberam um golpe mortal. Eu fui conscientemente consolado nessas ocasiões. Depois de longa enfermidade, eles me deram saúde (Salmos 126:6; Jeremias 1:5-6; Isaías 58:7-8; Marcos 9:29).

10. Ouvindo Pregação Fiel

Eu tenho encontrado a bondade do Senhor desde que parei de ouvir os sermões dos conformistas [isto é, dos ministros que se conformavam com a dominação estatal da igreja]. Desde aquele dia as escamas caíram dos meus olhos. Enquanto eu estava ouvindo aqueles ministros eu ainda era mantido em cativeiro (2 Coríntios 6:17-18; 1 Coríntios 5:7).

11. Outros Orando por Mim

Eu tenho encontrado muito bem nas orações dos outros; pois desde que usei algumas delas com esse propósito, foi muito bom. Eu observei que aqueles de nós que buscam o benefício das orações dos outros são os cristãos mais prósperos e aqueles que negligenciam isto caem em decadência e murcham (Jó 42: 8; Tiago 5:16; Efésios 6:19; Romanos 15:30; 2 Tessalonicenses 3: 1-2).

12. Buscando o Bem Espiritual dos Outros

Eu tenho encontrado muito bem fazendo o bem aos outros. Instruindo, exortando e ensinando, e orando por eles, especialmente pessoas pobres e ignorantes. No exato momento em que falo com eles, uma luz gloriosa brilha em minha alma e me faz apreender mais claramente aquelas coisas que eu declaro a elas. Quando estive cheio de confusões e tristezas por esse dever, meu coração foi aliviado e meus talentos melhoraram (Isaías 32:20; Eclesiastes 11:1; Provérbios 11:25).

13. Compreendendo a Verdadeira Liberdade Cristã

Eu encontrei a consideração séria da verdadeira liberdade cristã, e da facilidade do jugo de Cristo, e do amor de Cristo em mandamentos. Em oposição a um espírito escravo e consciência escrupulosa e temerosa. Isso me faz muito bem, e então faço meu coração engajar-se no serviço de Deus (1 Reis 12:4; Lucas 1:74; Romanos 7:1, 4, 6 e 6:14; Neemias 9:35; Deuteronômio 28:48). Da mesma forma, fazendo uso de considerações contra o desânimo (1 Samuel 12:19-20).

14. Meditando no Batismo

Eu encontrei muito proveito e força considerando o batismo e o que ele seja. As hesitações e as dificuldades foram esclarecidas e removidas ao fazê-lo. A certeza foi fortalecida e fui encorajado a aproximar-me de Deus (Romanos 6:1-12).

15. Lendo Livros Espirituais

O Senhor abençoou-me pela leitura de escritos práticos. Por este meio, meu coração foi colocado em boas condições e recebeu muita força e luz. Os escritores mais abençoados para mim foram Isaac Ambrose, Thomas Goodwin, Andrew Gray e especialmente Samuel Rutherford. Eu fui abençoado acima de tudo por Thomas Shepherd das obras da Nova Inglaterra. O Senhor fez dele o “intérprete, um de mil” para mim. Sob Cristo, fui mais levado a seus escritos do que a qualquer outro meio para despertar, fortalecer e iluminar minha alma. O Senhor lhe fez uma fonte de água em todas as minhas dificuldades no deserto.

16. Pensando Melhor no Lidar de Deus

Eu achei bom colocar uma boa edificação nos caminhos do Senhor, quando eles estavam externamente muito tristes (Êxodo 20:19).

17. Recomendando Deus aos Outros

Eu achei muito bom falar do louvor e fazer a recomendação de Deus aos outros. Quando muitas vezes não tão carinhosamente, mas sinceramente fora do senso de dever, eu comecei a louvá-Lo aos outros, eu encontrei minha língua afetando meu coração (Tiago 3:2; Salmos 105:3 e 145:5- 6). O Senhor me recompensou conscientemente por isso.

18. Testes Internos

Eu encontrei muito proveito nos dolorosos e longos testes internos, sendo “derramados de vaso em vaso”, mudando e sendo mudado, levantado e abatido. A melhor maneira de se estabelecer é por esses. “Por estes” (diz Ezequias) “os homens viverão” (Isaías 38:16). Isso me humilhou, me manteve acordado e sempre chorando ao Senhor. Eles me deram muita experiência da bondade do Senhor e me familiarizaram com o exercício dos santos nas Escrituras (Tiago 1:2).

19. Superando Dificuldades

O Senhor, de maneira especial, me fez resistir à fortes tentações, assumir deveres difíceis e matar indisposições internas. Também perder e desprezar o mundo exterior. O fruto disso tem sido muito grande. Tal fruto incluiu orar sob indisposição, e abandonar modos e pensamentos muito agradáveis à carne (Jeremias 2:1-2; Hebreus 11:6; Romanos 2:7; Mateus 5:10 e 16:24).

20. Submissão Humilde

Eu tenho encontrado muito bem estudando e exercendo o dever de humildade e submissão (Tiago 4:7). Deveres são fáceis para um espírito humilde. Alivia a alma da inquietação e facilita o fardo. “O inferno [provações] não é um inferno para uma alma humilde” (Thomas Shepherd). Eu sempre encontrei ajuda quando humilhado.

21. Meditando Sobre o Lidar do Senhor Comigo

Meditar seriamente sobre o trato do Senhor comigo quanto à alma e ao corpo e chamar à mente Suas múltiplas misericórdias me fizeram muito bem. Ele esclareceu meu caso, confirmou minha alma a respeito do amor de Deus e meu interesse por Ele, e me fez amá-Lo. Quão bem me fez escrever no diário! Aquilo que antes escondia poços de água, meus olhos agora foram abertos para ver! (Salmo 107:4 e 18:1-2). Quase tudo me fez mais bem.

22. Fazendo Votos a Deus

Fazer e renovar votos e pactos com Deus (embora fracamente engajados e realizados) produziu vida e bons pensamentos de Deus. Tem sido um meio de me recuperar do declínio espiritual e me impedir de mais retrocesso (Deuteronômio 29:12-13).

23. Meditando Sobre as Principais Coisas

A meditação sobre as verdades gerais mais comuns me fez bem, por exemplo: morte, céu, julgamento, pecado, o Ser e a providência de Deus, a queda do homem e a morte de Cristo, etc.

24. Não Atrasando Deveres

Rapidamente indo aos deveres, sem frivolidade ou atraso. Um dever cumprido a tempo vale o dobro do que o dever atrasado.

25. Escrevendo Sobre Doutrina

Escrevendo sobre pontos de doutrina, por exemplo: sobre a Escritura, atributos de Deus, deveres cristãos, sermões, experiências, etc. Estes guardaram meu coração como água doce.

26. Autoexame

O autoexame sério e deliberado ajudou muito a me estabelecer. Eu tenho me testado, olhando para as qualificações de santos e hipócritas nas Escrituras e seus pecados e falhas. Estudei a natureza da verdadeira graça salvadora e a diferença (segundo a Escritura) entre a graça falsa e a verdadeira.

27. Evitando Preocupações Temporais Desnecessárias

Eu encontrei muito bem sendo guardado de muitos negócios temporais ou seculares. Por várias razões, não fiz isso no começo da minha vida cristã. Embora minhas preocupações pedissem diligência, eu não me arrependo de ter feito assim, porque significava que meu coração estava totalmente absorvido pela condição de minha alma e não estava desviado disso (Provérbios 18:1).

Second Reformation Author: James Fraser of Brea

View More Posts Related to James Fraser of Brea »

Share This Post On