O zelo cego não é, obviamente, uma coisa boa. Não é informado pelo conhecimento da verdade (Romanos 10:2). Pode alcançar muito e percorrer um longo caminho, mas tudo na direção errada (Gálatas 1:14). Então, o que podemos aprender com isso? Bem, você nunca se sentiu repreendido pela dedicação e devoção que outros têm a uma falsa religião ou seita? Pode ser um desafio para nossa complacência autossatisfeita e nos fazer pensar no verdadeiro zelo. A verdade não deveria nos tornar igualmente, senão mais, apaixonados e dedicados? É verdade que o zelo cego é muitas vezes autodirigido porque trata-se de ganhar a salvação. Mas a salvação pela fé não deve produzir verdadeiro zelo em nós (Tito 2:14)? O zelo é importante (Gálatas 4:18). Mas a Bíblia ensina que o verdadeiro zelo pode aprender do falso zelo?
Sim, Miquéias 4:5 diz: “Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos em nome do Senhor nosso Deus, para todo o sempre”. Miquéias parece apontar para um tempo sob o evangelho quando os convertidos procurarão renunciar a todas as heresias e seitas. Eles vão aderir constantemente e zelosamente a Deus e à profissão de fé da religião cristã. Como George Hutcheson nota porém, parece que eles vão se provocar a isso pelo exemplo dos idólatras que estão sendo firmes em seus modos de religião falsa. Esta é uma evidência da glória da igreja e fornece encorajamento para os piedosos. Israel teve vários períodos de apostasia onde eles adotaram as práticas religiosas falsas das nações pagãs ao redor deles. Aqui está a promessa de um tempo melhor em que a igreja se mostrará constante na verdadeira religião. Vivemos em tempos instáveis e mutáveis e há uma grande necessidade de sermos constantes. Há um falso zelo religioso em novos ateus e outros ativistas, bem como naqueles que professam uma religião falsa. Em vez de nos incomodar, o compromisso deles com uma causa ruim deveria ser um incentivo para nos dedicarmos à causa da verdade.
1. O Verdadeiro Zelo Pode Aprender a Constância
Constância em aderir à verdadeira religião é a grande glória de uma igreja. É um encorajamento para os piedosos, para quem os desvios são uma triste aflição.
2. O Verdadeiro Zelo Pode Aprender a Dependência de Deus
A profissão de fé e religião cristã consiste em andar em nome do Senhor. Isso significa professar e praticar de acordo com a regra revelada: “em nome do Senhor nosso Deus”. Significa não procurar ser sábio além do que está escrito ou fazer as coisas com nossas próprias forças (1 Samuel 17:45; Salmos 118: 11). Teremos o encorajamento de que precisamos de Deus. A frase “seu nome” é a mesma que “a luz do Senhor ”, ou seja, luz para direção e conforto (Isaías 2:5; Isaías 2 é uma passagem paralela).
3. O Verdadeiro Zelo Pode Aprender a Resolução
Aqueles que procuram andar nesses caminhos e aderir a eles devem assegurar sua reivindicação a Deus pela aliança. Eles devem ser preenchidos com grande afeição pelo seu Deus da aliança. Para realizarmos nosso dever da maneira certa, precisamos renovar nossas resoluções e motivos com frequência. Isso irá manter nossa nitidez. Assim, eles criam razões para novas resoluções a partir daqueles que servem ídolos.
4. O Verdadeiro Zelo Pode Aprender a Perseverança Constante
Resoluções perpétuas, ou resoluções de perseverança constante, são adequadas para um dever tão elevado quanto é o andar em nome de Deus. Não pode haver razão para nos cansarmos disso. Os benefícios de ser constante só parecerão maiores à medida que o tempo passa e chega ao fim. Ele diz que “andaremos em nome do Senhor nosso Deus, para todo o sempre “.
5. O Verdadeiro Zelo Deve Esperar Ver o Zelo Cego
Mesmo nos dias do evangelho, ainda há muitos que são tão vendados e iludidos que não veem a glória do reino de Cristo. Em vez disso, eles obstinadamente seguem seus ídolos. Diz que todas as pessoas, isto é, muitos, andarão “em nome do seu deus”.
6. O Verdadeiro Zelo Pode Aprender com o Zelo Cego
O povo do Senhor deveria (e por graça) estar longe de ser perturbado ou atraído pela multidão que abandonou o verdadeiro Deus. Em vez disso, a firmeza dos idólatras é um motivo para aqueles que buscam a Deus, para renovarem suas próprias resoluções de maior obediência e fidelidade. O zelo cego para com o que não é deus pode nos ensinar nosso dever para com o verdadeiro Deus (veja Jeremias 2:10-11).
Leitura Adicional Leia o artigo “Why Zeal and Reformation go together” [Por que Zelo e Reforma andam juntos]