Descobrindo os Segredos do Reino de Cristo

Espiões, espionagem e segredos de Estado parecem ser mais uma vez proeminentes nas notícias. A China é tão exercitada na prática da espionagem estrangeira que, nesta semana, lançou um site que encoraja as pessoas a denunciarem ameaças à segurança nacional. Às vezes temos um vislumbre da extensão do mundo oculto das agências de inteligência na coleta de informações sobre países estrangeiros. A controvérsia em torno do Facebook e o uso secreto de dados é outra dimensão de até onde as tentativas para obter informações valiosas podem ir. O que sabemos sobre os segredos do reino de Cristo? É claro que é uma questão completamente diferente. O reino de Cristo não é deste mundo e, portanto, aqueles que são deste mundo o acham incompreensível. Mas os governos e organizações são mais diligentes em coletar suas informações secretas do que nós os mistérios do reino de Cristo?

 

Alexander Henderson diz que é nosso dever necessário fazer disso nosso estudo. Se isso soa um pouco estranho, considere que Cristo diz que os segredos ou mistérios de Seu reino são dados aos Seus discípulos para serem conhecidos (Mateus 13:11). As questões do reino dos céus são mistérios que ninguém pode entender, até que isso lhes seja dado por Deus. Há também aqueles a quem Deus não pretende dar entendimento de Seus mistérios. Henderson demonstra isso em um sermão que ele pregou perante a Câmara dos Lordes em 1645 em João 18:36-37.

1. Entendendo o Reino de Cristo

(a) Os Segredos Maiores do Reino de Cristo

Visto que o reino de Cristo não é deste mundo, mas é um reino espiritual, é um dever necessário estudar a natureza e buscar os mistérios e segredos deste reino. O reino de Satanás e o pecado têm muitas profundidades e segredos. Os reinos do mundo têm seus segredos de política e governo. O reino de Cristo tem maiores segredos e mais mistérios ocultos.

Aqueles que são grandes no mundo sabem muitas coisas sobre o mistério da iniqüidade e os segredos dos reinos e Estados do mundo. No entanto, a verdade é que muitos deles ignoram os mistérios do reino de Cristo. Os príncipes deste mundo (sejam príncipes no conhecimento ou no poder e grandeza) não conhecem esses mistérios. Se os conhecessem, não teriam crucificado o Senhor da glória (1 Coríntios 2:6-8). Quando o apóstolo Paulo diz que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem o coração do homem entendeu as coisas que Deus preparou para os que O amam, ele está falando do reino da graça neste mundo (1 Coríntios 2: 9-10)

(b) Os Meios Secretos Usados no Reino de Cristo

A razão natural requer os meios certos e materiais bem preparados para cada trabalho. Os apóstolos não eram nobres nem eruditos, mas pobres e simples. O mundo, totalmente despreparado para recebê-los era, naquele tempo (tanto quanto em qualquer momento antes ou depois), cheio de conhecimento, poder e política. No entanto eles continuaram, subjugando, conquistando e trazendo tudo para a obediência do evangelho de Jesus Cristo.

(c) As Leis Secretas do Reino de Cristo

As leis deste reino eram:

• em vez de se vingar – ame seus inimigos;

• em vez de luxúria – não olhe para uma mulher para cobiçá-la;

• em vez de cobiça – abandone tudo;

• em vez de ambição – negue-se a si mesmo.

No entanto, essas leis sobrenaturais foram estabelecidas e escritas nas tábuas dos corações dos homens, pelo Espírito e poder do grande legislador. As promessas de recompensa não eram prazeres ou facilidades mundanas, mas sim que todos pegariam sua cruz e que O seguiriam

(d) A Sabedoria Secreta do Reino de Cristo

Tudo neste reino está acima do alcance da razão natural. O homem espiritual, no entanto, por uma nova faculdade criada por Deus, conhece as coisas profundas de Deus e julga todas as coisas (1 Coríntios 2:14-15).

Alguns teólogos observaram sete coisas nos sofrimentos de Cristo que são totalmente contrárias à razão do homem natural:

• a maior impotência e fraqueza nAquele que era onipotente;

• o maior sofrimento Nele que era impassível [incapaz de sofrer];

• a maior tolice (segundo o julgamento dos homens) na mais profunda sabedoria;

• a maior pobreza no Deus de todas as riquezas;

• a maior vergonha na maior glória e majestade;

• a maior renúncia na união mais perfeita;

• a maior severidade do Pai contra o Seu Filho no maior amor do Pai ao Filho, no próprio momento do Seu sofrimento.

Muitas outras coisas podem ser acrescentadas no ministério do reino de Cristo, depois de Sua ascensão ao céu. Isso pode ser observado tanto no primeiro plantio do evangelho, nos primeiros tempos, como no tempo da Reforma da religião, em vários reinos e nações.

Se nos familiarizamos com os segredos do evangelho e a maneira como o reino de Cristo procede, parece que somos transportados e levados para outro mundo. Somos obrigados a reconhecer e confessar a glória de Deus, que carne e sangue não nos revelaram essas coisas.

2. Junte-se ao Reino de Cristo

Quando o Senhor abre os olhos de nosso entendimento para ver algo dos segredos desse reino espiritual, devemos nos unir a Ele e nos tornarmos os súditos de Jesus Cristo.

(a) Reconheça seu Estado Natural

Devemos primeiro conhecer nossa condição por natureza, que somos todos súditos por natureza (escravos de fato) do reino do pecado e de Satanás.

(b) Reconheça Cristo como Rei

Reconheça que Cristo é o rei e o Senhor do Seu povo, colocando a confiança nEle, porque Ele tem toda a suficiência para a vida, liberdade, salvação e todas as coisas boas. Devemos procurar sentir o reino de Deus dentro de nós e Seu cetro estabelecido em nossas almas que foram anteriormente tiranizadas por senhores estranhos.

(c) Submeta-se à Vontade de Cristo

Devemos nos submeter com toda a humildade e obediência para fazer a Sua vontade. Seus súditos são um povo disposto ou um povo de disposição (Salmos 110: 3). Se cada um de nós tivesse muitas vontades, deveríamos sacrificá-las todas com disposição para servi-Lo. Se considerássemos o que somos sem Ele e o que podemos ser através Dele, nos ofereceríamos voluntariamente no dia do Seu poder.

3. Avance o Reino de Cristo

Todos nós devemos ser zelosos em usar todos os bons meios (de acordo com nossas habilidades) para avançar e estabelecer o reino de Cristo. Cuidado com o egoísmo, indiferença, divisão, procrastinação, desânimo, imprudência e inconstância. Entregue-se à sinceridade, zelo, unidade, diligência, abnegação, prudência e perseverança. Assim, você pode ser o escolhido e o abençoado meio usado por Deus para estabelecer o reino de Seu Filho, nosso Salvador, na terra.

 

Second Reformation Author: Alexander Henderson

View More Posts Related to Alexander Henderson »

Share This Post On