8 Maneiras de Saber se Cristo é Precioso Para Você

Nos dias de hoje você pode obter uma avaliação instantânea de quase tudo que você possui. No entanto, esses relatórios nunca listarão o valor pessoal que você coloca nisto. Algumas de nossas posses são valiosas para nós, pessoalmente, enquanto outras são extremamente valiosas ou preciosas. Cristo é infinitamente precioso em Si mesmo, mas também deve ser infinitamente precioso para nós, pessoalmente. Se Ele não é, não temos fé verdadeira. “A vós, pois, que credes que Ele é precioso” (1 Pedro 2:7). Precisamos saber inequivocamente se Cristo é precioso para nós.

Como Andrew Gray explica, a verdadeira fé valoriza Cristo. “A fé é aquela graça que dá ao cristão uma visão mais ampla e abrangente de Cristo. Retira o véu da face de Cristo e apresenta Sua beleza à alma”. “Fé é aquela graça pela qual um cristão mantém mais comunhão com Deus: ‘Para que Cristo habite pela fé em vossos corações’ (Efésios 3:17)”. A fé também “descreve e torna Cristo precioso para a alma. Ela te apresenta a absoluta necessidade de abraçar Jesus Cristo, e isso torna Cristo precioso para a alma”. Podemos falar muito sobre Cristo e amar o Salvador, mas Ele é verdadeiramente precioso para nós? Gray nos dá 8 maneiras diferentes pelas quais podemos ter certeza.

1. Se você tem um desejo por santidade.

Aqueles para quem Cristo é precioso desejam a Sua imagem. Isto é, eles terão um desejo pela santidade. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmos 51:10). Ó cristãos, vocês não desejam ter a imagem do segundo Adão como vocês tiveram a do primeiro (veja 1 Coríntios 15:49)?

2. Se você tem um desejo de fazer uso constante de Cristo.

Aqueles para quem Cristo é precioso desejarão fazer uso contínuo e constante de Cristo. Eles farão uso Dele para:

  • justificação: para que sejam purificados e tenham as características preciosas de Cristo atraídas para eles;
  • sabedoria: para que sejam dirigidos corretamente através deste deserto;
  • redenção: para que possam ser libertos de seus inimigos espirituais. Oh cristãos, vocês ousam dizer que um ídolo que vocês já abraçaram jamais lhes fez mal? Oh! Temo que muitos possam reconhecer que isso é verdade.

3. Se você tem um desejo de maior amizade e comunhão com Deus.

Aqueles para quem Cristo é precioso têm um desejo por mais comunhão com Deus. “Beije-me ele com os beijos da sua boca” (Cantares de Salomão 1:2). “Leva-me tu” (Cantares de Salomão 1:4). Você acha que toda ausência de Cristo (não importa quão breve seja) é como uma eternidade? Se assim for, isso é uma evidência de que Cristo é precioso para você.

4. Se você tem um desejo pela presença de Cristo.

Eles se sentem extremamente oprimidos durante o afastamento e a ausência de Cristo deles. A noiva procurou Aquele a quem sua alma amava; ela O buscou, mas ela não O encontrou. Ela continuou procurando até encontrá-Lo (Cantares de Salomão 3:1-3). A noiva expressou seu respeito a Cristo nestas três coisas:

(a) A ansiedade de um cristão fica insatisfeita com outro que não seja Cristo. Maria Madalena desvalorizou os anjos, “porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram” (João 20:13). Ela, por assim dizer, deu as costas aos anjos porque não havia ninguém para ela além de Cristo. A felicidade de um cristão está nas seguintes palavras: “eles levaram o meu Senhor”.

(b) A ansiedade de um cristão se expressa em uma insatisfação com todas as graças sem Cristo. Isso fica claro em Cantares de Salomão 3:1-3. Ali há a graça da fé, amor, diligência, paciência e submissão; todavia, apesar disso, o que ela deseja está ausente.

(c) A ansiedade de um cristão se expressa em uma baixa estima por todas as coisas que estão aquém de Cristo. “No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada” (Salmos 77:2)

5. Se você tem um desejo de compreender o lidar de Cristo com você.

Aqueles para quem Cristo é precioso são espiritualmente observadores. Eles registram as relações de Cristo com eles tanto quanto podem quando Ele retirou Sua presença. Quando Ele está presente, eles tomam especial atenção, e quando lhes é permitido saborear as maçãs da árvore da vida.

6. Se você tem um desejo de evitar ofender a Cristo.

Aqueles a quem Cristo é precioso serão, em maior ou menor grau, afligidos por entristecê-Lo e ofendê-Lo. Temo que devo dizer, para a vergonha da maioria de nós, que o pecado nunca foi um fardo para nós. Oh cristãos! Cristo pode ser precioso para vocês e ainda assim vocês não hesitam em ofendê-Lo?

7. Se você tem um desejo de dar maior valor à comunhão com Cristo.

Aqueles para quem Cristo é precioso terão uma alta estima pela união e comunhão com Cristo. O que os corações dos cristãos mais desejam? Temo que não seja Cristo. Há alguns cujos corações estão no mundo; há outros cujos corações estão nos prazeres do mundo; há alguns cujos corações estão sob o aplauso do mundo; e há outros cujos corações estão na cobiça das coisas do mundo (Ezequiel 33:31). Oh, portanto, esforce-se para abraçar Jesus Cristo.

O diabo vai deixar você dar todos os seus membros para Jesus Cristo, mas ele diz: “Dê-me seu coração”. Ele permitirá que você dê seus olhos, ouvidos, mãos e pés a Cristo, mas ele diz: “Dê-me seu coração”. Existem três tipos de pessoas que não estão corretas no coração.

(a) Aqueles com um coração dividido. O diabo certamente tem o coração daqueles que são de “duplo ânimo” (Tiago 4:8).

(b) Aqueles cujos corações são entregues inteiramente ao diabo. Há alguns cujos corações não estão divididos, a saber, os ateus. Isso fica claro em Oséias 4:17: “Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o”; ou, como a palavra significa literalmente, ele está “casado com seus ídolos”. Certamente Cristo não é precioso para alguém assim. Ó cristãos! O mundo não tem os teus primeiros pensamentos quando vocês se levantam de manhã e os teus últimos pensamentos quando vão para a cama à noite? Assim, temo que nossos ídolos sempre tenham mais de nossos pensamentos do que Cristo.

(c) 23 – Aqueles cujos corações estão lutando contra suas concupiscências predominantes, mas estão caindo sob elas. Eles não estão lutando no caminho certo. Posso dizer, no entanto, que não há muitos entre nós cuja principal preocupação seja lutar contra o diabo e suas tentações.

8. Se você tem um desejo pelos deveres que promovem a comunhão com Deus.

Aqueles para quem Cristo é precioso terão algum deleite nos deveres que promovem a comunhão com Deus. A noiva busca Cristo a partir de um princípio de prazer, fé e necessidade (Cantares de Salomão 3:1). Ó cristãos, por que vocês vão para a oração assim? Acho que a maioria de nós ora apenas por um princípio de satisfação da consciência natural. Alguém que tem verdadeiro prazer no dever tem uma baixa estima por todas as coisas que estão aquém de Cristo. Eles têm uma alta estima pelo próprio Cristo

Second Reformation Author: Andrew Gray

View More Posts Related to Andrew Gray »

Share This Post On