O Fogo Refinador de Cristo da Reforma e a sua Vida Espiritual

Precisamos do Espírito Santo e do fogo. O espírito da reforma é um espírito que queima (Mateus 3:11). Precisamos disso para purificar nossos pecados contra Deus e para com os outros (Isaías 4:3-4).

A Igreja de Cristo é como uma prata cheia de escórias que precisa ser refinada. Quando o Senhor queima a imunda escória de Sua Igreja (Isaías 4:5) ela se torna uma glória ou um louvor na terra. No entanto, ela deve atravessar o fogo da aflição e do julgamento primeiro (Zacarias 13: 9), para sair como puro ouro refinado.

O ministro escocês George Gillespie viveu durante uma época de reforma. O seguinte ensinamento útil é extraído e atualizado de um de seus sermões. Ele nos mostra a verdadeira natureza da reforma espiritual. A mudança externa não é suficiente. Deve haver uma profunda purificação interna.

“Ele será como o fogo do ourives… E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata” (Malaquias 3:2-3).

Prata Purificada

A melhor prata que sai da terra tem escórias nela. Ela precisa do fogo purificador. O melhor dos filhos de Deus tem a escória do pecado habitando em seu coração que precisa ser purgada. Foi o que fez Paulo dizer:

“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1Coríntios 9:27).

Ele não queria ser como uma prata reprovada que não é refinada e que é descartada. Há também poluições pecaminosas do mundo que estão em nós (Tiago 1:27). Precisamos ser purificados delas.

Purificados em Suas Provações

Nossas aflições são provas que são usadas para nos purificar (Salmos 66:10,12; 1 Pedro 1: 6-7). As aflições muitas vezes vêm por causa da fidelidade a Cristo ou vêm após um tempo de reforma na igreja (Lucas 12:49,51). As reformas em Judá logo enfrentaram oposição de inimigos (2 Crônicas 32:1; 14: 9; 20:1).

Durante a reforma mais profunda em Judá, Deus ainda ameaçou com punições (Sofonias 1:2-17). Isso ocorreu porque faltava uma reforma real e pessoal. Deus é um refinador sábio. Ele não tirará a prata do fogo até que a escória seja removida (Ezequiel 15: 7; 22:19-20).

Essas provas são refinadoras e não um fogo consumidor. Um remanescente será tirado do fogo como ouro (Zacarias 13:9, Sofonias 3:12-13). O Senhor é gracioso e misericordioso, ainda que não sejamos purificados pelo fogo como deveríamos ser (Isaías 48:9-11).

Purificados de Seus Pecados

Essa purificação deve envolver a mortificação de nossos pecados (Gálatas 5:24). Devemos estar dispostos a mortificar nossos pecados. Não devemos apenas ter Cristo como nossa justiça e vida, devemos também ter Cristo como um fogo refinador. É doloroso passar por esse fogo refinador e perder os pecados aos quais estamos tão unidos. Não temos nada a perder, exceto nossa escória.

Cristo é tanto o refinador quanto o próprio fogo. Você será refinado por Ele e nEle. Você apenas se engana se achar que pode ser refinado de qualquer outra forma. O sangue de Jesus não só nos purifica da culpa, mas purifica nossas consciências (Hebreus 9:14). Mortificar os pecados (Gálatas 5:24) é possível para todos os que são de Cristo, através de Sua força.

Second Reformation Author: George Gillespie

View More Posts Related to George Gillespie »

Share This Post On